Navigation Menu+

|Como decorar apartamento alugado?|

Posted in PRINCIPAL

Sala de Estar, reforma, decoração, apartamento alugado

A decoração para apartamento alugado permite que o novo morador solte a imaginação sem alterar o espaço físico do imóvel. Elabore um espaço personalizado seguindo nossas dicas incríveis.

Sabemos o quanto pode ser complicado realizar mudanças em um imóvel que não é próprio, pois, às vezes, não sabemos o que podemos ou não mudar, por isso consulte o contrato de aluguel e negocie as devidas melhorias com o dono do apartamento.

Mas, a boa notícia é que não há necessidade de quebrar paredes ou realizar outras mudanças radicais nos imóveis, com muita criatividade e alguma habilidade você pode fazer do seu apartamento alugado um espaço bastante personalizado.

Invista nas ideias desse post para criar um lugarzinho aconchegante e único.

Apartamento alugado por quanto tempo?

Essa informação é fundamental para definir quais alterações valem a pena ser realizadas. Se você pretende ocupar o imóvel durante um longo período, algumas mudanças podem ser negociadas com o proprietário e abatidas do valor do aluguel.

Nesse caso, as alterações vão trazer benefícios para você e sua família a longo prazo, pois impactam diretamente na sua qualidade de vida. Isso vale para determinado tipo de piso, cores dos ambientes, revestimentos, louças e metais, entre outros itens.

No entanto, se o objetivo é permanecer no apartamento por tempo determinado, foque em questões bem visuais que você possa retirar ao se mudar.

Crédito Designcycle / Pixabay

Paredes mais alegres

Provavelmente você vai receber as paredes do seu apartamento brancas e será solicitado que devolva da maneira como recebeu. Isso não significa que elas obrigatoriamente vão ficar da maneira como estão, mas é bom ter cautela.

Se for optar por pintar uma ou mais de uma parede, invista em tons mais claros. Assim, a dor de cabeça será menor na hora de passar mãos de tinta branca quando for devolver. Muitas vezes, colorir uma única parede dá um efeito bacana para o ambiente.

Para quem pretende ousar, uma boa dica são os papéis de parede. Não, esse acessório não está fora de moda. Na verdade, é uma mão na roda para quem quer agregar aos ambientes diversidades de cores, texturas e estampas.

Os papéis de paredes são facilmente instalados e retirados, e podem ser usados em qualquer cômodo da casa, até mesmo cozinha e banheiro. A dica é priorizar os papéis de parede laváveis para facilitar a manutenção.

Cores na decoração

Uma boa alternativa para quem não pretende trocar as cores das paredes, mas não abre mão das cores é transferi-las para os móveis e acessórios decorativos da casa.

Os móveis coloridos são cada vez mais numerosos e diversificados. Você pode ter um único móvel colorido em um ambiente de tons neutros para obter destaque, ou mesmo criar um jogo de cores, combinando os móveis com itens como quadros e luminárias.

As paredes, independente de cor ou revestimento ficam ótimas se você espalhar quadros por elas. Aproveite para imprimir seu estilo e tornar sua casa mais divertida, sofisticada ou aconchegante.

Outra boa dica para otimizar a decoração das paredes são os nichos. Além de funcionais, podem trazer diferentes formatos e cores. Aproveite para decorá-los com livros e outros acessórios.

Plantas e o poder de energizar

Manter espaços verdes em apartamentos foi tendência em 2017 e deve continuar forte em 2018. O objetivo é aliviar a aridez cotidiana proporcionada pelas estruturas de metal e concreto.

A conexão entre homem e natureza, abalada devido ao domínio de construções onde antes havia verde, é resgatada de maneira singela ao conciliar plantas aos espaços construídos.

A dica é verificar na sua região quais são as plantas ou flores que mais se adaptam ao interior de um apartamento e então experimentar cultivar em casa. A manutenção é rápida, bastando poucos momentos da semana dedicados à rega e à poda.

Para quem tem ainda mais vontade e necessidade de manter contato com a natureza em casa, manter uma horta pode ser a melhor alternativa. Diferente do que se imagina, não é necessário muito espaço e em poucos meses você tem novos temperinhos para usar nas refeições. Que tal unir estilo com sabor?

Crédito Milivanily / Pixabay

 

Móveis com o seu estilo

Se você troca de casa com frequência, priorize móveis de boa qualidade que não sejam tão impactados entre uma e outra mudança.

De qualquer forma, investir em móveis que trazem a sua personalidade é uma maneira de levar suas preferências para qualquer imóvel.

Como nem sempre todos os apartamentos para alugar contam com o mesmo tamanho, que tal escolher móveis compactos ou multiúso? Assim, o risco de perder espaço ou precisar trocar diminui bastante.

Os móveis multiúso são aqueles que trazem mais de uma função em um só item. Essa dica é interessante principalmente para a composição dos quartos, onde uma cama pode trazer colada em sua estrutura uma estante ou escrivaninha.

Quando comprar ou trocar os móveis, siga uma linha determinada. Por exemplo, móveis claros e com detalhes para uma decoração romântica, ou de linhas duras e cores neutras para imprimir um estilo moderno. Vá detalhando em conjunto com outros acessórios do lar.

Tecidos dão o toque final

Muitas vezes subestimados, os tecidos são poderosos para valorizar o visual dos cômodos da sua casa. A cortina pode muito bem protagonizar uma decoração quando bem combinada a outros elementos.

Da mesma forma, preste atenção nas mantas e almofadas espalhadas pelos sofás e camas. Diferentes cores e estampas são detalhes importantes e que chamam a atenção. Para o chão, não hesite em investir em tapetes para completar a aparência do seu lar.

As cores e estampas vão variar conforme seu estilo particular e a sua vontade de trocar. Mas, para o tipo de tecido e textura, uma valiosa dica é observar qual estação vigora. No inverno, não tenha medo de cortinas com blecautes e tapetes e mantas grossos e felpudos.

Mas, com a proximidade da primavera e a subida das temperaturas, substitua por tecidos mais leves, claros e até mesmo discretos.

Crédito Pexels / Pixabay

Conclusão

Gostou das nossas dicas para apartamento alugado? Realmente, decorar com bom gosto e estilo bem personalizado não é tarefa difícil quando se conhece bem os próprios gostos, sem mudanças radicais.

Além disso, investir em decoração é uma excelente opção para valorizar os imóveis, sendo eles alugados ou até mesmo os imóveis à venda.