Navigation Menu+

|Trabalho saudável|

Posted in PRINCIPAL

A maior seguradora de saúde da Austrália, a Medibank, tornou o novo local de trabalho uma prorrogação da cultura da empresa de “melhor saúde para todos”, para clientes e funcionários em Melbourne. Para criar um local de trabalho mais saudável, inovador e inspirador, a seguradora contou com a empresa de design Hassell que convidou três empresas de design muito diferentes: Chris Connel, Kerry Phelan Office e Russell e George.
O ponto focal do edifício são as escadas e rampas que envolvem todos os níveis com uma combinação de cores vibrantes e formas curvilíneas, fazendo com as pessoas possam se mover livremente e de forma intuitiva. O conjunto é uma obra de arte que preencheu um espaço vazio, um grande cenário para encher os olhos.
Uma rampa de bicicleta conecta a rua e a construção, levando há um armazenamento de bicicleta – uma ideia bem sucedida do projeto, pois aumentou 60% do uso de bicicleta entre os funcionários.
Há 26 tipos de configurações diferentes de trabalho que os trabalhadores têm a liberdade de escolher onde vão ficar, como: zonas de silêncio, centros colaborativos que estimulam interatividade entre os funcionários e um parque público. Além disso, há espaço poliesportivo e uma cozinha que promove uma alimentação saudável com um jardim comestível com ervas, frutas e legumes.
No edifício há um número enorme de plantas, são 2.300 no interior e 520 caixas de plantas na fachada, preenchendo 25 metros de altura de duas paredes, melhorando a qualidade do ar no local. “O efeito combinado da plantação com as curvas do próprio edifício é transmitir um caráter mais suave, mais humano. A fachada é tátil e imprevisível – um contraste gritante com a natureza sólida e impenetrável de muitas torres da cidade”
A intenção por trás disso é que as pessoas se movimentem durante o dia e se mantenham saudáveis, mentalmente e fisicamente, simbolizando o propósito e valores da empresa Medibank. “A grande imagem neste projeto é o incentivo de movimento e de escolha”, diz Coster.

3
4

6

5

7

1

2   8

9

10

11  12

12

12

 

Fotos: Earl Carter e Peter Bennetts